segunda-feira, 2 de março de 2009

Alimentação Vegetariana


Uma alimentação equilibrada passa pela ingestão de todos os alimentos.


Os vegetarianos restringem a sua alimentação a vegetais e derivados. Adoptar por uma dieta baseada em vegetais pode ser tão fácil quanto efectuar apenas algumas substituições. Sem se aperceber hambúrgueres ou salsichas vegetais irão substituir antigos pratos como hambúrgueres de carne ou cachorros quentes.

Algumas pessoas optam por uma dieta vegetariana por motivos religiosos, éticos e ambientais. Outras mudam para uma dieta baseada em vegetais por motivos de saúde. Geralmente, uma dieta vegetariana contém menos gordura total, menos gordura saturada e menos colesterol, incluindo mais fibra dietética. Além disso, os vegetarianos têm menos incidência de alguns tipos de cancro, doenças cardiovasculares, pressão arterial alta e diabete de tipo 2.

Adoptar uma dieta vegetariana saudável não é tão simples quanto tirar a carne do prato e comer o que resta.

O organismo precisa de todos os nutrientes, vitaminas proteínas e minerais.
Numa alimentação vegetariana é possível ingerir todos estes nutrientes sem recurso a carnes, peixe e lacticínios.


A ingestão de carne, principalmente nas crianças, pode trazer graves problemas de saúde, pois tem excesso de proteínas que provocam danos renais, entre outros.


A chave para uma dieta vegetariana saudável, ou qualquer dieta, consiste em desfrutar de uma variedade de alimentos. Dado que nenhum alimento em particular fornece todos os nutrientes de que o corpo necessita, consumir uma grande variedade assegura que obterá os nutrientes necessários e outras substâncias que promovem uma boa saúde.


Os vegetarianos não comem carne, peixe nem aves. As suas dietas consistem maioritariamente em alimentos de origem vegetal, tais como fruta, vegetais, feijão e grão, leguminosas, nozes e sementes. Consoante o tipo de alimentos de origem animal que consomem, os vegetarianos são classificados da seguinte forma:
Os ovo-lacto vegetarianos não consomem carne vermelha, peixe nem aves, mas consomem ovos, leite e produtos lácteos (tais como o queijo e o iogurte), para além dos alimentos de origem vegetal.


Os lacto-vegetarianos consomem leite e produtos lácteos para além dos alimentos de origem vegetal. Suprimem os ovos, bem como a carne, o peixe e as aves.


Os veganos eliminam todo o tipo de alimento proveniente de animais, incluindo carne, aves, peixe, leite, ovos e queijo. Apenas consomem alimentos de origem vegetal.


Uma forma de criar um plano de alimentação vegetariana saudável consiste em utilizar a pirâmide de alimentos vegetarianos. Esta pirâmide define variados grupos de alimentos e opções de alimentos que, se consumidos nas quantidades correctas, formam a base de uma dieta saudável.


A forma triangular da pirâmide mostra quais os alimentos aos quais dar preferência e quais os alimentos a limitar. A base da pirâmide compreende alimentos a serem consumidos com maior frequência. A ponta apresenta os alimentos a consumir moderadamente.


O que é fundamental, é que as crianças a quem os pais não dão carne, peixe, ovo e até leite de vaca, saibam o que está em jogo e combinem uma opção intermédia que permita à criança ver satisfeitas as suas necessidades fisiológicas e de crescimento, e manter ao mesmo tempo, ainda que não integralmente, os desejos dos pais.

Sem comentários:

Enviar um comentário