quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Alimentação Infantil


Para uma criança saudável e sem necessidades específicas, uma alimentação infantil saudável deve fornecer quantidades adequadas para o pleno desenvolvimento físico e mental. Essa alimentação deverá incluir alimentos que forneçam energia, proteínas, vitaminas e sais minerais.

Para os bebés, a alimentação mais adequada é o leite materno. Até os 6 meses de idade, o bebé pode e deve alimentar-se exclusivamente do leite da mãe. O leite materno é a alimentação infantil mais completa que existe, dispensando até mesmo a ingestão de outros líquidos.

Se você não puder amamentar, é importante conversar com um pediatra para que o leite materno possa ser substituído por uma alimentação infantil apropriada.

A partir dos 6 meses de idade, alimentos sólidos podem ser introduzidos gradualmente na alimentação infantil, de modo a que por volta dos 12 meses esses alimentos sejam a maior parte do que seu filho come, complementado pelo leite.

Nessa transição, é importante seguir o ritmo do bebé, introduzindo alimentos aos poucos, sem forçar, e com cuidado para que o bebé não se engasgue. E lembre-se: o que não for comido deve ir para o lixo. Não congele, guarde no frigorífico ou aqueça mais tarde.

Evite ovos, sal, açúcar, trigo e leite de vaca e não dê para o bebé comidas industrializadas feitas para adultos ou crianças maiores . Incentive o seu filho a comer sozinho, mesmo que isso crie uma grande confusão!

Entre 1 e 5 anos, a criança cresce depressa e é muito activa. A alimentação infantil deve conter laticínios, fontes saudáveis de proteínas, pão, cereais e raízes. Ofereça a maior gama possível de legumes, hortaliças e frutas. Não insista para que a criança coma muito de uma só vez – pequenas refeições e lanches são mais adequados.

E não é boa idéia dar muitas fibras, pois o sistema digestivo ainda é muito delicado. Evite ovos crus, sementes e nozes (a criança pode-se engasgar) e não acrescente sal, açúcar ou mel aos alimentos. Bebidas industrializadas causam obesidade e cárie, quem precisa delas?

Para as crianças de 5 a 12 anos a alimentação infantil é na verdade muito parecida com a alimentação dos adultos. As crianças podem e devem compartilhar os hábitos e preferências da família. Comer não é só alimentar-se: é prazer, história e cultura! Incentive a variedade, sem pressionar.

Lembre-se sempre de consultar o seu pediatra. Ele pode oferecer orientações preciosas para as necessidades específicas do seu filho.

Ajude o seu filho a crescer saudável e feliz!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário