segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O que é o Índice de Massa Corporal?


O índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso, se está obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável. A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é: IMC = peso / (altura)2


Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
Maissaude.eu

Tabela para Classificação - Adultos

Como interpretar o Índice de Massa Corporal (IMC)?


a) Se o resultado estiver dentro dos valores abaixo do peso, é necessário procurar aumentar de peso para evitar a desnutrição, factor responsável por elevadas taxas de morbilidade.

b) Se o resultado estiver dentro dos valores de peso ideal ou peso saudável, parabéns, mas não se esqueça de continuar a fazer uma alimentação adequada e de praticar exercício físico regularmente. Eles ajudam a manter a saúde e o bem-estar, e auxiliam na manutenção do peso ideal. O IMC ideal ou saudável deverá situar-se nos 22 para mulheres e 23 para homens

c)Se o resultado estiver dentro dos valores acima do peso, preocupe-se, pois encontra-se inserido num grupo com grandes probabilidades de desenvolver doenças como a diabetes e a hipertensão, entre outras. Procure reduzir peso.

d) Se o resultado estiver dentro dos valores de obesidade, o risco de problemas de saúde é bastante elevado, e a probabilidade de complicações metabólicas é grave. Procure reduzir peso imediatamente.





Sem comentários:

Enviar um comentário